CONTACT FOR INFO

Energy Blog

Pretende-se com este blog partilhar experiências relevantes relativas a projectos de eficiência energética em organizações.

As experiências partilhadas são experiências práticas em projectos reais com organizações reais, nem sempre identificadas.

Em termos de tecnologias o blog pretende abordar os seguintes temas principais:

  • Monitorização e gestão de consumos – A razão de existir deste blog. A convicção que a primeira abordagem com resultados em 95% das organizações é a gestão melhorada da energia através da utilização de sistemas automáticos de recolha de dados, alarmística, custeio, definição e acompanhamento de KPI, assim como a actuação automática em consumos relevantes e passíveis de controlo remoto.
  • reEnergy – A convicção que aquando, aquando da fase de projecto, as decisões nem sempre são tomadas em função dos interesses das entidades que exploraram os edifícios durante a sua via útil, seja por limitações orçamentais iniciais, falta de informação sobre tecnologias mais recentes e eficientes ou pura e simplesmente por comodismo. Habitualmente as soluções são tomadas com pouca análise sobre o seu impacto no longo prazo sendo necessário incutir uma mentalidade de análise TCO que justifique as principais decisões energéticas nos Edifícios. Na prática o endereçamento destes problemas em instalações existentes implica a análise das instalações existentes e respectivos custos de exploração à luz das melhores práticas de eficiência energética a cada momento. Instalação de Solar Térmico, Biomassa, e outras fontes de energia melhoram habitualmente a situação no longo prazo.
  • Iluminação Eficiente – A análise e revisão de cenário de iluminação atinge habitualmente retornos relativamente rápidos com a vantagem que os investimentos, na maior parte dos casos, podem ser feitos de forma progressiva. Na generalidade das organizações o importante é definir as estratégias de upgrade que possam ser, ao longo do tempo, ser postas em prática pela manutenção dessas entidades.
  • Força Motriz – Alguma da força motriz utilizada em edifícios e industria  poderia ser operada em regimes variáveis sem que isso reduzisse a qualidade de serviço que presta. A instalação de variação de velocidade é uma solução fácil e com resultados rápidos na generalidade das entidades.
  • Ventilação e Bombagem – Tal como na Força Motriz genérica, a ventilação e bombagem na generalidade dos edifícios foi desenhada de forma a proporcionar a qualidade de serviço necessária para o cenário de pico, raramente atingido. Em conjunto com algumas práticas de sobredimensionamento resulta em equipamentos extremamente ineficientes a funcionar completamente fora dos seus pontos óptimos. O redimensionamento, a troca de equipamentos por outros de maior eficiência ou a instalação de variação de velocidade resulta em resultados rápidos e facilmente mensuráveis. O facto da instalação ser existente facilita estas operações uma vez que há histórico real de utilização dos sistemas que pode facilmente ser utilizado como base de trabalho.

 

Pretendemos que as experiências aqui trocadas possam ser úteis aos técnicos e decisores encarregues da gestão energética das organizações e que, por diversos motivos, se encontram numa situação delicada em termos de pressecução dos seus objectivos.